10 CURIOSIDADES SOBRE O CAFÉ QUE VOCÊ NÃO SABIA

10 CURIOSIDADES SOBRE O CAFÉ QUE VOCÊ NÃO SABIA

A importância do café no dia a dia das pessoas.

Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial de café, o mesmo foi e ainda é o produto de mais importância na história da economia nacional. Por ser um produto de valor energético é consumido diariamente pela manhã por milhares de pessoas, o que mantém esse mercado sempre em alta.

O café além de muito importante para a economia, também é um produto cheio de benefícios e que ajuda a prevenir várias doenças como: Mal de Parkinson, Depressão, Diabetes e muitas outras.

Pesquisas mostram que os benefícios do café vêm através do seu composto ativo principal, a cafeína.

A cafeína é uma substância que ajuda a estimular o sistema nervoso central, o que ajuda a manter a concentração e o bom humor, além de facilitar também nos processos de respiração e de digestão, diminuindo a sensação de fome, o que contribui em dietas de perda de peso.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Barcelona, na Espanha, mostra que apenas em 10 minutos a cafeína consegue atingir metade de sua concentração máxima, o que já é o suficiente para causar alguns efeitos. Seu nível de concentração máximo ocorre em 45 minutos, quando isso ocorrer é quando ficará bem mais alerta.

Estudos também dizem que tomar uma xícara de café ajuda a acalmar os sintomas da enxaqueca. Dizem também que ao consumir o café em doses regulares, pode ajudar na ação preventiva de algumas patologias graves.

Curiosidades:

1• O café é a segunda bebida mais consumida do mundo, apenas perdendo para a Água.

2• Existem dois tipos de café: O café arábica e o café canéfora. O café mais tradicional é o arábica, que é mais suave e agradável ao paladar. Já o café canéfora é usado para café instantâneo e possui um gosto mais forte.

3• O café ficou conhecido na Europa como ‘Vinho Árabe’. Isso aconteceu pois, ao primeiro contato dos europeus com a bebida árabe, ela se chamava Vinho de grão (Qahwat-al-bun), e só depois foi mudado para Kahveh, que foi traduzido para Café.

4• A cultura do café na Turquia era algo tão sério que por lei era permitido que as esposas pedissem o divórcio se os maridos não fornecessem certa quantia do produto.

5• Existem pessoas que usam as borras de café para prever o futuro. Essa prática tem origem francesa e tem o nome de Cafeomancia.

6• O café não tem origem Brasileira. Ele surgiu na Etiópia, o quinto país que mais produz café no mundo.

7• Khair Beg, foi um governante condenado à pena de morte por ter tentado proibir o consumo de café.

8• Em 1860 o Brasil se tornou o maior exportador de café, quando produziu cerca de 26 milhões de Sacas.

9• Os maiores produtores de cafés mundiais são: Brasil, Vietnã, México e Colômbia. Mas, cafés são produzidos também no Havaí, em Costa Rica, na Guatemala, na Jamaica, na Etiópia, no Quênia, no Iêmen e na Indonésia.

10• Em 1727 no estado do Pará ocorreu a primeira plantação de café no Brasil, pela muda trazida da Guiana Francesa por um homem chamado Francisco de Melo Palheta.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *