HISTÓRIA DO CAFÉ NO BRASIL

HISTÓRIA DO CAFÉ NO BRASIL

Há diversos capítulos contados sobre a história dos cafezais no Brasil. Afinal, deixou acontecimentos muito importantes por todo o mundo. A partir da chegada do café no Brasil muitas coisas realmente aconteceram, muitos fatos polêmicos marcaram a trajetória do grão do café pelo mundo, cada país deixou uma história sobre a milagrosa bebida tão adorada. Não se tem muitos registros oficias sobre a origem do café. Sabe-se entretanto que se trata de uma planta nativa das regiões altas da Etiópia. Segundo uma dais lendas, um pastor de cabras de nome Kaldi notou que suas cabras ficavam agitadas e mais dispostas quando se alimentavam de uma pequena espécie de frutinha vermelha da região. Kaldia, curioso, também passou a se alimentar destes frutos que lhe trouxeram muitas energias como resultado. Kaldi então resolve conversar com um monge da região. Ao experimentar desta frutinha avermelhada com água quente, o monge ficou mais apto a ler e orar sem que caísse no sono. A bebida então passou a se e estender por variadas partes de diversas regiões do mundo. Os chamados cafés foram ganhando cada vez mais importância em convívios sociais e foram conquistando o coração dais pessoas em todo o planeta e hoje faz parte de nossas vidas.

A importância do café no nosso dia a dia:

O café é uma ótima fonte de vitamina para o desenvolvimento humano, tanto que a bebida ficou popular pelo Brasil todo. Além disso, ganhou o seu título no calendário: dia 24 de maio, o dia nacional do café. O consumo moderado de café traz efeito de prevenções de problemas diversos como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes tipo 02, os cálculos biliares e também o câncer de cólon. Além disso, melhora a atenção e o desenvolvimento, tanto escolar como no trabalho. O café é uma fonte rica em vitamina B, lipídios, aminoácidos, e entre outras variedades de minerais, como o potássio e cálcio. É capaz também de melhorar o nosso desempenho na prática de esportes, prevenir problemas como infarto, câncer de mama, aborto, ou qualquer outro tipo de câncer. Segundo alguns estudos, o consumo da cafeína poderá trazer muitos benefícios.

Por que o café se tornou uma tradição?

O café, além de ser um produto de alta qualidade, é uma bebida que passou a ser conhecida e fazer parte de várias regiões do mundo, se estabelecendo cada vez mais e ganhando fama entre os brasileiros e em outros países como os Estados Unidos, por exemplo. Então, assim o café passou a trazer diversas qualidades, não somente para o trabalho, como em diversas atividades feitas em nosso cotidiano, virando uma tradição a partir do consumo desta bebida adorável.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *